Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Pedagogia Bilíngue - Apresentação

Imprimir

Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

 

Objetivo do Curso

O curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue tem como objetivo principal a formação do educador bilíngue, que ao final do curso esteja apto a trabalhar com a educação de alunos surdos e ouvintes, atendendo a todos em sua primeira língua e com metodologias de ensino adequadas a ela. Sua formação compreenderá os níveis de ensino, gestão e pesquisa.

 

Perfil Profissional

O profissional licenciado em Pedagogia Bilíngue torna-se apto para atuar nas seguintes áreas, todas envolvendo pessoas surdas e ouvintes:

- Docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos

- Trabalho em espaços escolares e não escolares

- Pesquisa

- Outras áreas explicitadas pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), como coordenador pedagógico, orientador educacional, professor de técnicas e recursos audiovisuais, supervisor de ensino e/ou designer educacional.

 

Mercado de Trabalho

A demanda de formação de professores para atuarem com estudantes surdos, em todos os níveis da educação, é grande. A partir de 2006 foram implementadas algumas importantes iniciativas no Brasil para dar conta dessa demanda. Dentre essas, podemos destacar: os cursos de Letras-Libras que foram oferecidos em 19 polos em todo território nacional e o Curso de Pedagogia Bilíngue: LIBRAS/Português na modalidade presencial oferecido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Contudo, diante da atual política de inclusão escolar e dado o crescente, e desejável, aumento de estudantes surdos nas redes regulares de ensino em nosso estado, além da forte demanda ainda não atendida satisfatoriamente por docentes capacitados para atuarem com alunos surdos, são necessárias outras ações que promovam a formação de professores bilíngues (Libras-Língua Portuguesa), como é o caso do presente Curso de Pedagogia Bilíngue.

Com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras, em abril de 2002, pela Lei Federal 10.436 e com o decreto 5626/2005, que sanciona essa lei, uma série de conquistas passa a ser assegurada, notadamente: inclusão da Libras como disciplina obrigatória em cursos de formação de professores; formação de professores de LIBRAS e de tradutores e intérpretes de Libras nos cursos de Letras-Libras; exame nacional para certificação da proficiência linguística em Libras, o PROLIBRAS; a recomendação de que a Libras e o português escrito sejam as línguas de instrução nos contextos escolares e acadêmicos em que hajam alunos surdos.

Porém o curso não é voltado apenas para que seus alunos lidem com pessoas surdas. O formando será um pedagogo bilíngue, capacitado para atuar com usuários de Libras ou do Português. Acrescenta-se a isso as diversas possibilidades de atuação próprias do pedagogo, como educação infantil e básica, gestão, orientação educacional e profissional, bem como a atuação em espaços de educação informal, caracterizando os papéis de mediador e articulador de práticas pedagógicas emancipatórias próprias desse profissional.

 

Duração do Curso

O curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue tem duração de oito (08) semestres letivos. O tempo de integralização mínima prevista é quatro anos e o tempo de integralização máxima é sete anos.

 

Acesse aqui o fluxograma do curso, com disciplinas e cargas horárias.