Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Licenciatura em Dança - Noturno

Banner

Licenciatura em Dança

Imprimir

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivo formar o profissional que atue como professor de dança na educação básica (ensino fundamental e médio), no técnico e no ensino médio integrado ao técnico, enfatizando sua formação como investigador, bem como sua atuação como artista da dança. A finalidade do curso se amplia com vistas a preparar os licenciados para a atuação como arte-educadores e pesquisadores da área por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão.



Perfil Profissional

O curso atende a necessidades tanto em relação ao ensino-aprendizagem da dança em contextos formais e não formais quanto à constituição de público voltado à apreciação e consecução de produtos culturais. Dessa forma, busca-se formar professores aptos a promover ensino-aprendizagem em dança, bem como capacitar sujeitos a criar, refletir e produzir objetos artísticos nessa área. Além disso, esse profissional pode atuar em projetos voltados para a investigação das práticas de ensino e desenvolver atividades educacionais em dança em interação com outras modalidades da arte educação (artes cênicas, artes visuais e música), assim como outras áreas do conhecimento, a partir de princípios da trans e interdisciplinaridade. Nesse sentido, o licenciado atuará como professor de dança sensível às manifestações artísticas locais, bem como as globais, entendendo-as como práticas culturais importantes para a formação dos alunos, sobretudo, da educação básica.



Mercado de Trabalho

A principal área de atuação do licenciado em dança é a educação básica ou o ensino superior. O profissional com habilitação em dança pode também ministrar cursos livres em academias, estúdios, escolas de dança, companhias de dança profissionais, clubes, fundações, empresas, espaços públicos, organizações não governamentais e outros, bem como desenvolver projetos de inclusão social e ações positivas diversificadas. Além disso, pode desenvolver pesquisas na área de dança, desenvolvendo estudos sobre metodologias de ensino, material didático e outros fazeres e aspectos pedagógicos que relacionam arte e educação, bem como exercer a atividade de artista da dança, investigando, refletindo e pesquisando na área para a criação de objetos culturais.



Duração do Curso

O curso terá duração mínima de 8 (oito) semestres e prazo máximo de integralização de 16 (dezesseis) semestres.

 

Acesse aqui a matriz curricular e o fluxograma com disciplinas e cargas horárias.