Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

Pós-Graduação

Imprimir

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em rede

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) está com as inscrições abertas para o curso de mestrado profissional. As inscrições começam nesta quarta-feira, 8, e podem ser feitas até o dia 10 de março. O programa será ofertado em rede por 18 instituições de todo o Brasil. Ao todo, são 401 vagas na modalidade semipresencial. Para o Instituto Federal de Goiás, há, no total, 20 vagas. Metade das vagas do programa é reservada a servidores de Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II.

Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o ProfEPT é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O curso de mestrado profissional que será oferecido tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

 

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas pelo site do Ifes, na página do processo seletivo. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, informações sobre formação acadêmica e atuação profissional. Também deverá indicar se concorre a vagas reservadas para servidores ou não, além de escolher em qual instituição pretende cursar o mestrado. No IFG, as aulas serão realizadas no Câmpus Anápolis, unidade na qual funciona a Coordenação do Mestrado Profissional em Rede em Educação Profissional e Tecnológica na Instituição.

 

Importante

De acordo com um comunicado presente na página das inscrições, devido à situação da segurança pública no Estado do Espírito Santo, sede do ProfEPT, não é possível, no momento, configurar a geração de boleto de pagamento da inscrição. Essa taxa de R$ 70, que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), será gerada posteriormente. Assim que a configuração for feita, a coordenação do ProfEPT enviará e-mail com informações sobre o boleto. Nesse sentido, para receberem as atualizações, os candidatos devem deixar seus e-mails atualizados.

Segundo a coordenadora do programa no âmbito do IFG, professora Claudia Helena dos Santos Araújo, esse problema na geração do boleto não impede que os candidatos se inscrevam: “só é preciso aguardar a configuração posterior dos boletos de pagamento. Por isso, é importante usar um e-mail atualizado no ato da inscrição, pois é por meio dele que o candidato será avisado a respeito da GRU”, ressaltou a docente.

 

Exame

No dia 9 de abril, será realizado um exame nacional de acesso, que contará com 30 questões objetivas e uma discursiva. A avaliação terá como objeto as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (o conteúdo pode ser acessado no Edital). As provas serão aplicadas, conforme cronograma do edital, nos municípios-sede das instituições associadas do ProfEPT.

Podem participar da seleção pessoas que tenham diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação (MEC). O cronograma do edital lançado no mês de janeiro de 2017 prevê a divulgação do resultado final do processo seletivo para o dia 29 de maio, a matrícula para o mês de junho e o início das aulas para o mês de agosto.

 

Acesse o edital do processo seletivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

Mais informações pelo e-mail   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou com a coordenação das instituições associadas ou ainda no site: http://profept.ifes.edu.br/selecao. No IFG, o e-mail da coordenação é o  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

 

Relação de vagas

Instituição/Vagas

IFSul – Câmpus Charqueadas: 24

IFRS – Câmpus Porto Alegre: 24

IFFar – Câmpus Jaguari: 24

IFSC – Centro de Referência em Formação e EAD: 24

IFPR – Câmpus Curitiba: 24

IFSP – Câmpus Sertãozinho: 24

IF Fluminense – Centro de Referência: 18

Ifes – Câmpus Vitória: 24

IFTM – Câmpus Uberaba Parque Tecnológico: 12

IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba: 24

IF Goiano – Câmpus Morrinhos: 20

IFG – Câmpus Anápolis: 20

IFBA – Câmpus Salvador: 24

IFS – Câmpus Aracaju: 22

IFPE – Câmpus Olinda: 18

IFRN – Câmpus Mossoró: 24

IFCE – Câmpus Fortaleza: 24

Ifam – Câmpus Centro: 27