Piquenique Tecnológico proporciona a alunos de nível médio o estudo de alimentos durante a degustação

Analisar a composição, reações químicas e métodos de conservação dos alimentos sendo degustados em um piquenique fez alunos do 3º ano do curso Técnico Integrado em Química do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG aprofundarem conhecimentos teóricos e refletirem sobre os alimentos que consomem no dia-a-dia. A aula, denominada “Piquenique Tecnológico”, foi ministrada no sábado, dia 4, como parte da disciplinia “Tecnologia de Alimentos”, ministrada pelo professor Drauton Danilo.

Para a realização da aula lúdica, cada dupla de alunos ficou encarregada de levar um alimento. Antes de cada guloseima ser degustada, eram apresentadas e discutidas as informações sobre ingredientes, processamento, transformações químicas que ocorrem durante a elaboração do alimento, metodologias empregadas para aumentar a vida do produto em prateleira, cuidados durante o armazenamento, tipos de embalagens adequadas ao produto e valor nutricional. “Foi muito boa a experiência porque, além do aprendizado, foi a primeira vez que eu tive uma aula dinâmica com comida”, declarou satisfeita a estudante Diane Divina.

A estudante Emilly Oliveira destacou a importância da aula também por proporcionar mais conhecimento sobre os alimentos que os alunos consomem, já que foram levados pela própria turma. Diane completa que chegou a ter dúvida sobre continuar a consumir um dos produtos levados, em função do método de produção.

Coordenação de Comunicação Social – Câmpus Aparecida de Goiânia