Proposta lúdica

Jogo ensina futuras pedagogas a trabalhar o lúdico na educação infantil

O uso da proposta lúdica para tornar uma aula mais prazerosa e eficiente foi trabalhado com alunas do quarto período do curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, no último sábado, dia 28. As futuras educadoras aprenderam a utilizar um jogo de tabuleiro em tamanho real, em que os próprios alunos são os pivôs, para ministrar aulas que estimulem o envolvimento dos estudantes. Parte da disciplinia “Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências”, ministrada pela professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, a aula conquistou grande motivação na turma sobre a eficiência do método.

A aula com uso do jogo de tabuleiro em tamanho real teve duas propostas: mostrar aos alunos como ensinar por meio de projetos e como ensinar utilizando jogos. A didática a partir do desenvolvimento de projetos foi o recurso que originou a criação do jogo de tabuleiro, criado pela professora Joana Cristina Neves com alunos de nível médio no ensino de Biologia e que agora pode ser adaptado para os mais variados temas e disciplinas, garantindo resultados eficazes entre os estudantes. Para aprender a utilizar e a repassar a participação no jogo, o tema escolhido para a aula com os futuros professores foi “câncer”. A turma foi dividida em duas equipes e o pivô de cada equipe ia andando sobre o tabuleiro respondendo as perguntas que eram feitas, podendo dialogar com a equipe, o que torna o jogo mais dinâmico e envolvente.

“Através da aula, puderam perceber que é possível ensinar Ciências, Biologia ou qualquer tema da área pedagógica da formação delas, de forma mais interessante, mais atrativa para crianças, já que as alunas são futuras pedagogas bilíngue”, destaca a professora Joana Cristina. Ela ressalta que o jogo é um produto que pode ser utilizado em diferentes situações e será novamente apresentado a alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG no dia 17 de fevereiro.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Aparecida de Goiânia